Autora: Flávia Helena Silva da Paz Avaliam-se os contextos de frases compostas apenas por /d/ – /d/, /t/ – /d/,/t/ – /t/ e /d/ – /t/, exemplificados respectivamente por: la(du) dʒi fora, per(tu) du, a gen(t∫i) t∫inha medu e tu(du) t∫inha. Os fatores avaliados dividem-se em dois grupos: linguísticos e extralinguísticos com o objetivo de …
VARIAÇÃO DOS PRONOMES TU/VOCÊ NAS CAPITAIS DO NORTE
Autor: Lairson Barbosa da. Costa Este trabalho investiga a variação dos pronomes tu e você no português falado em seis capitais da Região Norte do Brasil: Belém (PA), Boa Vista (RR), Macapá (AP), Manaus (AM), Porto Velho (RO) e Rio Branco (AC). Baseado nos estudos de Labov (2008), analisa fatores linguísticos e extralinguísticos que influem …
SUBSTITUIÇÃO NA PRODUÇÃO DAS FRICATIVAS INTERDENTAIS POR FALANTES DO PORTUGUÊS: UMA ANÁLISE NAO-LINEAR
Autor: Antonio Sergio da Costa Pinto Trata o presente estudo da produção das fricativas interdentais da língua inglesa por falantes do português brasileiro (PB), aprendizes de Inglês como língua estrangeira, (English as a Foreign Language EFL) nos Cursos Livres de Línguas Estrangeiras mantidos pela Universidade Federal do Pará. O objetivo deste estudo é investigar …
Terminologia da Agroindústria do Dendë
Autor: Francivaldo Mata Quaresma O presente trabalho tem como objetivo elaborar um Glossário da terminologia do dendê a partir do discurso especializado escrito, presente em 193 fontes escritas (artigos científicos, textos apresentados em slides, boletins de pesquisa e desenvolvimento, cartilhas, comunicados técnicos, circulares técnicas, documentos técnicos, dissertações e teses, livros, notícias de sites, relatórios e …
Glossário Socioterminológico da cultura do Açaí
Autora: Elizete Cardoso Assunção Palavra chave: Link: acesse
Terminologia da Piscicultura
Autor: Josué Leonardo Santos de Souza Lisboa O presente trabalho consiste na elaboração do glossário da terminologia da piscicultura, ramo da aquicultura, de cultivo de peixes, nos municípios de Belém, Peixe-Boi, São Miguel do Guamá e Igarapé-Açu, no estado do Pará. O corpus denominado de PisciTerm é constituído de entrevistas com piscicultores, técnicos, engenheiros da …
A variação diatópica no dicionário escolar
Autora: Brayna Conceição dos Santos Cardoso Este trabalho apresenta resultados de um estudo sobre a variação diatópica no dicionário escolar. Como pressupostos teóricos, buscamos aporte na Lexicologia, Lexicografia e Geografia Linguística. O objetivo principal da pesquisa é analisar a questão da presença da variação diatópica em seis dicionários escolares de Língua Portuguesa correspondentes aos acervos …
Jogos e diversões infantis: um estudo geossociolinguístico na Região Norte do Brasil
Autor: Josevaldo Alves Ferreira Esta dissertação tem como objetivo mapear e discutir a variação semântico lexical em seis estados da região norte do Brasil nas localidades pesquisadas pelo projeto Atlas Linguístico do Brasil (ALiB), para apontar áreas onde ocorrem itens lexicais comuns, comparar os resultados das cidades do interior dos estados pesquisados com as suas …
Variação lexical nos dados do Projeto Atlas Geossociolinguístico do Amapá
Autor: Romário Duarte Sanches Este trabalho objetiva descrever, mapear e analisar a variação lexical do português brasileiro falado no Amapá, com base nos dados do projeto Atlas Geossociolinguístico do Amapá (ALAP). A pesquisa segue os postulados teórico-metodológicos da dialetologia pluridimensional (THUN, 2000), numa abordagem geossociolinguística (RAZKY, 2003). Ressalta-se que os dados analisados aqui, sob a …
Mapeamento lexical do Português falado pelos Wajãpi no Estado do Amapá: uma abordagem geossociolinguística
Autora: Maria Doraci Rodrigues Este trabalho tem como objetivo mapear, descrever e analisar, em uma perspectiva Geossociolinguística, A Variação Lexical do Português Brasileiro Falado na Terra Indígena Wajãpi, no Estado do Amapá. O estudo aqui proposto adotou o modelo e os procedimentos de análise que consideram os princípios da Geolinguística e da Dialetologia Pluridimensional (CARDOSO, …