Livros

A variação nas línguas: universais compartilhados e idiomaticidade dinâmica / De la variation dans les langues : universaux partagés et idiomaticité dynamique 

“Si l’on admet que toutes les langues partagent des universaux, que l’on peut considérer comme des invariants, la variation serait le pan propre à chaque langue, lieu des spécificités idiomatiques. Nous rappellerons très rapidement les soubassements universels qui servent de base à la dynamique des langues. La question de départ serait de s’interroger sur ce qui fait qu’une langue soit un système symbolique à la fois ouvert et autonome, stable et variable, très complexe et très économique, fixe et protéiforme, rigide et très souple…”

“Admitindo-se que todas as línguas compartilham universais, que se pode considerar como invariantes, a variação será a face própria de cada língua, o lugar das especificidades idiomáticas. Recordamos muito rapidamente os fundamentos universais que servem de base à dinâmica das línguas. A questão inicial seria se interrogar sobre o que faz que uma língua seja, ao mesmo tempo, um sistema simbólico aberto e autônomo, estável e variável, muito complexo e muito econômico, fixo e multifacetado, rígido e muito flexível…”

Com textos em língua portuguesa e língua francesa, este livro é fruto do IV Congresso Internacional de Dialetologia e de Sociolinguística (CIDS), realizado em Paris, em 2016. Confira o sumário nas imagens.

______________________________________

Pesquisas em crenças e atitudes linguísticas

As crenças e as atitudes linguísticas são temas que têm empolgado pesquisadores do mundo todo interessados por questões sociolinguísticas, pelos processos de ensino e de aprendizagem de línguas e suas respectivas culturas, lexicógrafos, tradutores, bem como estudiosos de outras áreas de investigação. É sobre o falante, sua língua e seu movimento entre crenças, atitudes e identidades linguísticas, bem como sobre as implicações positivas ou negativas desse falante frente a uma língua ou a uma variedade linguística que se ancoram as discussões apresentadas neste e-book. Os autores imergem no vasto e profícuo universo da temática em questão e trazem à tona resultados que servem como faróis aos que desejam navegar por mares de questões tão caras às línguas, à linguagem e à comunicação humana.”

Odair Luiz Nadin (UNESP) – autor do prefácio

Disponível no link: letraria.net

______________________________________

Variação e Diversidade Linguística

A coletânea “Variação e Diversidade Linguística” é fruto dos trabalhos apresentados no VII Seminário Regional de Geossociolinguística (SERGEL). Trata-se de um evento bianual organizado pelo grupo de pesquisa Geossociolinguística e Socioterminologia (GeoLinTerm), vinculado ao Instituto de Letras e Comunicação (ILC), da Universidade Federal do Pará (UFPA). O SERGEL se configura como um evento de caráter regional, mas com importante contribuição de participantes de várias regiões do Brasil e até do exterior. Seu objetivo principal é integrar pesquisa, ensino e extensão, aproximando a graduação e a pós-graduação no Curso de Letras, a fim de contribuir para a ciência e a educação na região amazônica.
A cada edição, o SERGEL apresenta uma nova temática, sempre procurando abranger a pesquisa, o ensino e a extensão. Na edição mais recente, em 2017, o Evento abordou a temática “Variação e Diversidade Linguística: as novas tendências dos estudos variacionistas”. A escolha dessa temática teve como foco, dentre outros, reavaliar as bases teóricas e metodológicas das pesquisas em variação linguística, refletindo sobre as novas tendências dos estudos neste campo da linguística.
Nesta coletânea, reunimos 11 trabalhos por professores-pesquisadores, estudantes de pós-graduação e graduação, de diferentes universidades brasileiras, frutos das discussões realizadas durante a sétima edição do SERGEL.

Disponível no link: https://geolinterm.com.br/segel

______________________________________

Livro – Estudos II: Geossociolinguística no Estado do Pará

Estudos-II

Coletânea que reúne o trabalho de professores e alunos de graduação e pós-graduação em Letras da Universidade Federal do Pará e Amapá. A obra engaja-se com pesquisas geossociolinguísticas no norte do Brasil sobre aspectos fonético-fonológicos e semântico-lexicais de variantes encontradas não apenas no estado do Pará, mas na região Norte como um todo.

______________________________________

Livro – Estudos Sociodialetais do Português Brasileiro

CAPA LIVRO PONTES-DEFINITIVA

Pesquisadores especialistas em geolinguística e sociolinguística oferecem um amplo panorama de tópicos relacionados com diferentes variedades de português brasileiro. A maioria deles trata de questões fonéticas e lexicais na tradição da geolinguística, mas com enfoque, às vezes, advindo da sociolinguística variacional, outas vezes, tributários da própria atualização da geolinguística, das variedades da Amazônia, Nordeste, Norte e Centro do Brasil.

É uma boa oportunidade para observar uma forma de fazer linguística em relação aos avanços nos estudos da relação linguagem-sociedade.

______________________________________