Atlas Linguístico dos Karipuna do Amapá – ALIKAP

10 de novembro de 2020 0 Por Rodolfo Rodrigues da Cruz

O Atlas Linguístico dos Karipuna do Amapá – ALIKAP reúne um conjunto de 106 cartas linguísticas, evidenciando a variação lexical do Português e do Kheuól. O leitor poderá identificar diferentes palavras do universo Karipuna usadas para nomear animais, plantas, frutas, partes do corpo humano, alimentação, brincadeiras infantis, etc. Além da apreciação dos mapas, será possível consultar os quadros presentes no verso de cada mapa que se soma às respostas e não-respostas dadas pelos colaboradores indígenas entrevistados. Ao final da apresentação dos mapas e dos quadros, recomenda-se a leitura do índice remissivo que traz cerca de 900 palavras faladas em Português e em Kheuól, totalizando uma média de 450 lexias para cada variedade linguística. Por meio desta obra o autor registra sua gratidão ao povo Karipuna do Amapá pela receptividade e colaboração durante os quatro anos de pesquisa na área indígena da região do Oiapoque.

Informações sobre o autor

Romário Duarte Sanches é Doutor em Letras (Linguística) pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Mestre em Letras (Linguística) pela UFPA. Especialista em Estudos Linguísticos e Análise Literária pela Universidade do Estado do Pará (UEPA). Graduado em Letras/Inglês pelo Instituto de Ensino Superior do Amapá (IESAP) e em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Amapá (UNIFAP). É autor do Atlas Linguístico do Amapá, em parceria com os professores Abdelhak Razky e Celeste Ribeiro. Atualmente, participa de grupos e projetos de pesquisa sobre diversidade linguística no Brasil, sobretudo com foco no estado do Amapá, conduzindo estudos em Dialetologia, Sociolinguística e Contato Linguístico. E é professor do colegiado de Letras da Universidade do Estado do Amapá-UEAP.

Interessados em adquirir um exemplar devem entrar em contato com o autor via: WhatsApp: (96) 98408-8972 ou via e-mail: romariodsanches@gmail.com