GeoLinterm em Ação

30 de março de 2015 0 Por GeoLinTerm

O Grupo de Pesquisa GeoLinTerm está oferecendo a comunidade universitária cursos voltados para o aperfeiçoamento na área de Tecnologia da Informação. A ação visa, entre outros objetivos, capacitar professores, estudantes de linguística, literatura e educação para o cenário globalizado que exige cada vez o domínio de diversas tecnologias. Os seguintes módulos são oferecidos:

Introdução à Computação – ferramentas para a pesquisa

O curso Introdução à Computação, parte das atividades do GeoLinTerm em Ação, objetiva capacitar estudantes e pesquisadores da área de linguagem e educação para o conhecimento e uso de ferramentas computacionais que otimizem o trabalho na pesquisa. site fotoEsta proposta se justifica, pois desde o avanço das TIC a partir de meados do séc. XX, bem como da chamada mudança de paradigma da linguística, houve uma busca crescente pelo desenvolvimento de métodos e ferramentas que automatizam e tornam confiáveis os trabalhos com grande número de dados da linguagem humana. O aperfeiçoamento teórico e metodológico dos trabalhos, seja de ensino ou de pesquisa, demandam competências e habilidades para o uso e construção de técnicas e ferramentas computacionais, que estão ao alcance dos profissionais de linguagem e educação, de modo que possam desenvolver expertise tecnológica para atender suas necessidades de pesquisa e estudo. O curso, na versão atual, divide-se em quatro módulos.

Módulo 1 – Construção de páginas WEB (8h)

Ementa: O que que são CMS. Recursos básicos como usabilidade, visualização e administração de frameworks pré-estruturados (Content Management System – CMS) para apresentação de páginas dinâmicas na internet. Wordpress: Como montar página web no “wordpress.com”; personalizando o visual; escolhendo um tema; header customizado; widgets; artigos; páginas e posts; categorias e tags; usando imagens; incorporando elementos (Youtube, Slideshare, Scribd).

Habilidades e competências: Criar, editar, gerenciar e publicar conteúdos na Internet.

Módulo 2 – Noções básicas de programação e algoritmos (4h)

Ementa: Sequências lógicas. Noções de algoritmos. Ambientes de programação.  Variáveis. Estruturas de controle. Objetos. Métodos. Conceito de programação.

Habilidades e competências: o curso pretende levar os participantes a desenvolver uma compreensão básica de algoritmos e do funcionamento de uma linguagem de programação. Ao final do curso os participantes deverão estar aptos a realizar atividades (grau 1 de dificuldade) envolvendo algoritmos.

Módulo 3 – Banco de dados: introdução à linguagem SQL (8h)

Ementa: Conceito de banco de dados. Estrutura. O que é a linguagem SQL. Características principais. SGBD. O ambiente MySQL.

Habilidades e competências: o curso pretende levar os participantes a compreender o funcionamento de um banco de dados relacional e manusear o ambiente SQL. Ao final do curso os participantes deverão estar aptos a criarem um banco de dados no ambiente MySQL.

Módulo 4 – Introdução à linguagem Python ( 6h)

Ementa: Ambientes de programação.  Básico de python: Declaração de Variáveis e operações de atribuições; Estruturas de controle (if / else); Estruturas de repetição(for / while); Listas;  Métodos; Biblioteca de tratamento de Strings. Acessar um banco de dados MySQL. Leitura e escrita de arquivos. Análise Léxica e Análise Sintática.

Habilidades e competências: o curso pretende levar os participantes a compreender de forma geral o que é a linguagem de programação python, conhecer suas principais características e algumas aplicações em linguística. Ao final do curso os participantes deverão estar aptos a pensar como a linguagem python pode ser usada na solução de problemas no âmbito de suas pesquisas.