Mesa-redonda

MR01: ATLAS LINGUÍSTICOS DA REGIÃO NORTE DO BRASIL
EIXO TEMÁTICO:ATLAS LINGUÍSTICOS
Prof. Dr.Abdelhak Razky (UFPA/UnB-mediador)
Edson Galvão Maia (IFAM)
Greize Alves da Silva (UFT)
Romário Duarte Sanches (UEAP/UFPA)

A Geolinguística é compreendida como um método linguístico, subordinada à Dialetologia. Seu objetivo principal é evidenciar a variação linguísticaem diferentes espaços geográficos e sociais. Como resultado desse tipo de investigação têm-se os atlas linguísticos, compostos por um conjunto de cartas linguísticas. Na região Norte do Brasil, nota-se que até meados dos anos 2000-2010 havia um número bem reduzido de atlas publicados, como o Atlas Linguístico do Amazonas – ALAM (CRUZ, 2004), o Atlas Linguístico Sonoro do Pará – ALiSPA (RAZKY, 2004) e o Atlas Linguístico da Mesorregião do Marajó/PA (SILVA, 2005). Atualmente, usufrui-se de novos atlas linguísticos publicados e em andamento, como o Atlas Geossociolinguístico do Pará (em andamento), o Atlas Linguístico do Sul Amazonense – ALSAM (MAIA, 2018), o Atlas Linguístico Topodinâmico e Topoestático do Estado do Tocantins – ALiTTETO (SILVA, 2018), o Atlas Etnolinguístico do Acre – ALAC (KARLBERG, 2018) e o Atlas Linguístico do Amapá – ALAP (RAZKY; RIBEIRO; SANCHES, 2017). Como base nesses trabalhos, esta proposta de mesa-redonda buscará discutir os novos rumos da pesquisa geolinguística na Amazônia brasileira, evidenciandocomo as variedades do português se apresentam no espaço pluridimensional da variação linguística.

Palavras-chave: Dialetologia. Geolinguística. Atlas Linguísticos.

MR02: LÍNGUA, CULTURA E SOCIEDADE: INTERFACES ENTRE A SOCIOLINGUÍSTICA E O ENSINO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA NA UFPA
Prof.ª Dr.ª Rosana Assef Faciola (UFPA-mediadora)
Prof. Dr. Marcus de Souza Araújo (UFPA)
Prof.ª Dr.ª Rosamaria Reo Pereira (UFPA)
Prof.ª Dr.ª Sílvia Helena Benchimol Barros (UFPA)

A estreita relação entre língua, cultura e sociedade no ensino e aprendizagem da língua estrangeira vem sendo estudada com ênfase no campo da Sociolinguística, com a preocupação de investigar a maneira pela qual o contexto social e os aspectos culturais influenciam na aprendizagem da Língua Estrangeira (LE). Por essa razão, aprender uma LE a partir de um contexto social não é apenas adquirir o conhecimento sistêmico e esquemático da língua-alvo (WIDDOWSON, 1990), mas compreender a relação intercultural da língua materna do aluno com a cultura da LE, o que nos leva a pensar, então, que o aluno pertence a várias culturas diferentes. Isso posto, o objetivo desta mesa é relatar como a aprendizagem da LE tem acontecido na Universidade Federal do Pará no âmbito dos cursos de graduação dos campi de Belém e Bragança, bem como nos Cursos Livres de Línguas Estrangeiras, projeto de extensão da Faculdade de Letras Estrangeiras Modernas da UFPA e do Programa Idiomas sem Fronteiras (IsF) do Governo Federal em parceria com a UFPA.

Palavras-chave: sociolinguística; especificidades contextuais; ensino-aprendizagem de língua estrangeira

MR04: CONTRIBUIÇÕES DO PROFLETRAS-UFPA À FORMAÇÃO DO PROFESSOR-PESQUISADOR NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA
Prof. Dr. Alcides Fernandes de Lima (UFPA - Coordenador)
Iaci de Nazaré Silva Abdon (UFPA)
Isabel Cristina França dos Santos Rodrigues (UFPA)
Márcia Cristina Greco Ohuschi (UFPA)
Maria de Fátima do Nascimento (UFPA)

Esta mesa-redonda reúne experiências efetivadas no âmbito do Mestrado Profissional em Letras (ProfLetras) da UFPA, as quais contribuem para: a formação continuada do professor de Língua Portuguesa e Literatura; o desenvolvimento do professor-pesquisador; o processo de ensino e aprendizagem da Língua Portuguesa e da Literatura na região Norte do país. Além das pesquisas realizadas nas Dissertações que, em sua maioria, desenvolvem propostas de intervenção em sala de aula, o Programa, na UFPA, envolve mestrandos e egressos – professores que atuam na escola básica nos estados do Pará, Amapá e Maranhão – em Projetos de Pesquisa e de Extensão que trazem benefícios para a academia e para a sociedade em geral. Um desses projetos teve reconhecimento internacional na I Convocatória do Programa de Desenvolvimento da Formação docente de Inovação na Formação docente na América Latina e Caribe (PREDALC) em 2018, no eixo “Qualidade na Formação”. No projeto, os mestrandos desenvolvem a escrita, leitura e oralidade acadêmicas, envolvendo também a Literatura. O atendimento é feito aos alunos dos diferentes cursos da UFPA e de outras IES, assim como comunidades no entorno interessados em tais discussões. O projeto foi replicado nos campi de Bragança e Castanhal, em 2019, o que evidencia a possibilidade de ampliação de um trabalho propositivo desenvolvido pelos mestrandos e egressos na articulação com os docentes. Ademais, o ProfLetras-UFPA tem publicado dois livros de cada turma: um que traz os resultados das pesquisas desenvolvidas nas Dissertações dos mestrandos, seja na área de Língua Portuguesa, seja na de Literatura; outro que apresenta, de forma específica, projetos de leitura e escrita, elaborados em uma das disciplinas do Programa. Tais obras possibilitam a recepção desses estudos aos professores do ensino básico, com os quais se estabelecem constantes diálogos, com o intuito de oferecer-lhes possibilidades de um ensino produtivo de Língua Portuguesa e de Literatura.

Palavras-chave: Ensino. Língua Portuguesa. Literatura. Formação do professor. ProfLetras.