Prof. Dr. Salah Mejri
| Prof. Dr. Luiz Percival Luiz Percival graduou-se em Letras pelo Instituto de Estudos da Linguagem, da Universidade Estadual de Campinas (1983), onde também fez mestrado (1988) e doutorado (1997) em Linguística. Atua na área de Educação e Linguagem desde 1982, como professor, pesquisador e formador de professores, desenvolvendo pesquisas e realizando assessoria em vários níveis de ensino para diferentes instâncias administrativas e organizações sociais, trabalhando principalmente com Leitura, Ensino da Língua Portuguesa em nível Fundamental e Médio e Educação Superior e Norma e variação linguística. É professor da Universidade Federal do Oeste do Pará desde abril de 2010, onde atua nos cursos de graduação de Pedagogia e Letras e nos programas de mestrado Profissionalizante em Letras - Profletras e de Pós-graduação em Educação, do qual é o atual coordenador. Lidera o LELIT - Grupo de estudo, pesquisa e intervenção em leitura, escrita e Literatura na escola. É membro do Movimento por um Brasil Literário e professor de referência da Olimpíada de Língua Portuguesa no Estado do Pará. |
Prof. Dra. Angela KleimanPossui graduação em Letras pela Universidade de Chile (1967), Mestrado em Lingüística (1969); PhD em Lingüística (1974) ambos pela Universityof Illinois; pós-doutorado no Center for theStudyof Reading na Universityof Illinois e na University. ofGeorgia (1982-1983). Atualmente é Professor Titular, colaboradora aposentada na Universidade Estadual de Campinas. Coordenou a implantação, em 1982, do Departamento de Linguística Aplicada no Instituto de Estudos da Linguagem da Unicamp, e dos cursos de Mestrado e Doutorado do Departamento.Tem experiência na área de Linguística Aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: leitura, EJA, formação do professor de língua materna e letramento. Nessas áreas, publicou e organizou os seguintes livros e coletâneas: Leitura: Ensino e Pesquisa (1989, 2011); Texto e Leitor: Aspectos cognitivos da leitura (1989, 16ª ed. 2016); Oficina de Leitura, (1993, 16ª ed. 2016), Leitura e Interdisciplinaridade: Tecendo redes nos projetos da escola (1999, 2009, com Silvia Moraes), Preciso ?ensinar? o letramento? Não basta ensinar a ler e escrever? (2005, 2010); Oficina de Gramática. Metalinguagem para principiantes (2012, com Cida Sepulveda), Também organizou várias coletâneas que reúnem trabalhos importantes nas suas áreas de atuação: Os significados do letramento (1995, 2012); A Formação do Professor. Perspectivas da Linguística Aplicada (2001, 2009), O ensino e a formação do professor (2000, com I. Signorini); Letramento e Formação do Professor. Práticas discursivas, representações e construção do saber (2005, 2009, com Maria de Lourdes M. Matencio); Linguística Aplicada: suas faces e interfaces (2007, com M. Cavalcanti); Letramentos Múltiplos: agentes, práticas e representações (2008, com Maria Do Socorro Oliveira), Significados e ressignificações do letramento. Desdobramentos de uma perspectiva sociocultural da escrita (2016, com Juliana Alves Assis). | Prof. Dr. José Luiz FiorinÉ licenciado em Letras pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Penápolis (1970), tem mestrado em Linguística pela Universidade de São Paulo (1980) e doutorado em Linguística pela Universidade de São Paulo (1983). Fez pós-doutorado na Ecole des Hautes Etudes en Sciences Sociales (Paris) (1983-1984) e na Universidade de Bucareste (1991-1992). Fez livre-docência em Teoria e Análise do Texto na Universidade de São Paulo (1994). Atualmente é Professor Associado do Departamento de Linguística da FFLCH da Universidade de São Paulo. Foi membro do Conselho Deliberativo do CNPq (2000-2004) e Representante da Área de Letras e Linguística na CAPES (1995-1999). Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Teoria e Análise Linguística, atuando principalmente em temas relacionados à enunciação. Além de muitos artigos em revistas especializadas e capítulos de livros, publicou diversos livros, entre os quais As astúcias da enunciação (Contexto); Em busca do sentido: estudos discursivos (Contexto); Introdução ao pensamento de Bakhtin (Contexto); O regime de 1964: discurso e ideologia (Atual); Lições de texto: leitura e redação (Ática); Figuras de retórica (Contexto); Argumentação (Contexto). Organizou vários livros, entre os quais Introdução à Linguística I. Objetos teóricos (Contexto); Introdução à Linguística II. Princípios de análise (Contexto); Novos caminhos da Linguística |