Prof.ª Dr.ª Marcela Paim

UFBA/Brasil


Professora Associada II de Língua Portuguesa do Departamento de Letras Vernáculas, Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Língua e Cultura da Universidade Federal da Bahia, Doutora em Letras pela Universidade Federal da Bahia (2007). Realizou Estágio Pós-Doutoral na Universidade Estadual de Feira de Santana. Possui graduação em Letras pela Universidade Federal de Pernambuco (2001) e mestrado em Letras e Linguística pela Universidade Federal da Bahia (2005). Foi coordenadora do Projeto CAPES-COFECUB 838/15, em parceria com a Universidade Paris 13. É avaliadora "ad hoc" do Ministério da Educação (INEP/MEC) para Reconhecimento e Renovação de Reconhecimento de Cursos (Publicado no D.O.U - Portaria N. 484, de 07 de junho de 2018). É integrante efetiva do Grupo de Trabalho de Lexicologia, Lexicografia e Terminologia da ANPOLL. É Diretora Científica do Projeto de pesquisa Atlas Linguístico do Brasil (ALiB). Atua como pesquisadora do Projeto NURC - Salvador, tendo sido bolsista de Iniciação Científica e de Aperfeiçoamento do Projeto durante a Graduação e a Pós-Graduação. Foi Vice-Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Língua e Cultura da Universidade Federal da Bahia em 2017. Tem experiência na área de Linguística, atuando principalmente nos seguintes temas: Dialetologia, Sociolinguística, Atlas Linguísticos, Língua Portuguesa e Variação.





Prof.ª Dr.ª Márcia Ohuschi

UFPA/Brasil




Possui graduação em Letras (Português/Inglês) pela Universidade Estadual de Maringá (2002), Mestrado em Letras pela mesma universidade (2006) e Doutorado em Estudos da Linguagem pela Universidade Estadual de Londrina (2013). Realizando Estágio de Pós-doutorado em Letras na Universidade Estadual de Maringá, tendo feito intercâmbio na Universidade de Genebra -Suíça (2019). É professora Adjunto da Universidade Federal do Pará (UFPA- Campus Castanhal), credenciada como professora permanente do curso de Mestrado Profissional em Letras (Belém). Tem experiência nas áreas de Linguística e Língua Portuguesa, com enfoque no ensino e aprendizagem e na formação do professor. Coordenou projetos de pesquisa e extensão voltados para o trabalho com os gêneros discursivos em sala de aula e a formação do professor. Participa do Grupo de Pesquisa "Interação e Escrita" (UEM-CNPq) e do Projeto de Pesquisa "Estudos dialógicos da linguagem - contribuições para pesquisas em Linguística Aplicada nos contextos escolares e não-escolares" (Projeto interinstitucional, coordenado pela UNIOESTE) e coordena o Projeto de Pesquisa "O ensino da Língua Portuguesa por meio da concepção sociológica e valorativa da língua(gem) (UFPA-Castanhal)". Faz parte da Rede de Ancoragem da "Olimpíada de Língua Portuguesa: escrevendo o futuro".


Prof.ª Dr.ª Regina Cruz

UFPA/Brasil



Professora Associado IV da Faculdade de Letras da Universidade Federal do Pará e Bolsista Produtividade CNPq-PQ2. Doutor em Ciências Humanas pela Université d'Aix-Marseille I - França (2000), Mestre em Linguística pela UFSC (1992) e Graduada em Letras pela UFPA (1987). Coordena projetos de pesquisa na UFPA desde 1992, quando ingressou nessa IES, na condição de bolsista DCR-CNPq. É professora da cadeira de Linguística do Curso de Letras. É membro da equipe internacional AMPER (Atlas ProsodiqueMultimedia de l'Espace Roman) coordenado pela Université de Grenoble (França). Membro do Conselho Editorial da área de Linguagem da Editora Cortez. Foi pesquisadora visitante da New York University (2010-2011) na condição de bolsista CAPES/FULBRIGHT, da Universidade de Aveiro (2009) e do Laboratório de Fonética da Universityof Cambridge (1997). O centro de interesse de suas investigações compreende variação linguística, aspectos fonéticos, variação fonológica, fala espontânea, aspectos prosódicos e multimodais.


Prof.ª MSC.

/Brasill



Possui graduação em Letras Licenciatura - Habilitação em Língua Inglesa pela Universidade Federal do Pará (2007), graduação em Letras Licenciatura - Habilitação em Língua Portuguesa pela Universidade Federal do Pará (2006), Mestrado em Letras: Linguística pela Universidade Federal do Pará (2010) e Especialização em Gestão de Pessoas pelo Centro Universitário Toledo - UNITOLEDO/SP (2013). Atualmente, está cursando Doutorado em Linguística ´na UFPA. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Fonética e Fonologia, e Sociolinguística.


Prof.ª MSC. Nair Sauaia

UFPA/Brasil



Possui graduação em Licenciatura Plena em Letras com habilitação em língua alemã pela Universidade Federal do Pará (2010), especialização em Prática e Ensino de Língua Alemã como Língua Estrangeira pela Uni Kassel (2014), em 2013 obteve o título de Especialista em Educação Especial pela FLATED e o título de Mestra em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal do Pará (2015). Atualmente realiza o Curso de Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Letras da UFPA em Estudos Linguísticos, realizando estágio no Laboratório de Processamento Visual do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campus de Ponta Grossa. Já atuou como Professora Substituta na Universidade Federal do Pará Lotada na Faculdade de Línguas Estrangeiras Modernas. Atualmente é Professora Concursada de Educação Especial (SEDUC-PA). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Ensino-aprendizagem de Língua Materna e Língua Estrangeira, atuando principalmente nos seguintes temas: fluência em leitura, prosódia oral de leitura, estratégias de ensino e aquisição de Línguas, Eyetracker, estatística voltada para área da Linguística.


Prof.ª MSC. Suzana Espírito Santo

UFPA/Brasil



Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Letras da UFPA, concentração em Linguística. É professora Assistente I, vinculada ao curso de Letras, da Universidade Federal do Amapá. É mestra em Letras, com concentração na área da descrição linguística do português, pela Universidade Federal do Amazonas (2014). É especialista em língua portuguesa e literatura pela Universidade Federal do Pará (2009) e graduou-se em Letras, habilitação língua portuguesa pela UFPA (2009). Atua na área de estudos linguísticos, com foco na descrição prosódica do português, por meio da participação no Projeto Internacional Atlas Multimídia Prosódico do Espaço Românico - AMPER, e ainda, na área de ensino de língua portuguesa.


Prof.ª Dr.ª Ana Suelly Cabral

UnB/Brasil



Possui graduação em Letras pela Universidade Regional do Nordeste (1974), graduação em Artes Plásticas pela Université de Paris I (Panthéon-Sorbonne) (1978), mestrado em Letras pela Université de Paris III-Sorbonne-Nouvelle, 1976), mestrado em Estética da Arte pela Université de Paris I, Panthéon-Sorbonne (1979), doutorado em Linguística pela Universityof Pittsburgh, PA (1995); realizou estágio pós-doutoral em Linguística Histórica na Universidade de Brasília, sob a supervisão de Aryon Dall?Igna Rodrigues. Foi pesquisadora na Fundação Nacional Pró-Memória (1983-1996), onde atuou como representante de projetos de educação indígena no âmbito do Projeto Interação e contribuiu com a pesquisa de programas da série ?Brasil Corpo e Alma? coordenada pela Fundação Roberto Marinho e pela Fundação Pró-Memória. Foi Coordenadora do Núcleo de Estudos sobre a Amazônia (NEAz) do Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares (CEAM-UnB) e exerceu a função de vice-diretora do Instituto de Letras da mesma Universidade. Foi primeira secretária da Abralin (2001-2003) e coordenadora do Grupo de Trabalho de Línguas Indígenas da ANPOLL. Atualmente é professora Associada IV do Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas do Instituto de Letras da Universidade de Brasília, onde atua na graduação e na pós-graduação, coordena o Laboratório de Línguas e Literaturas Indígenas (LALLI) e dirige a Revista Brasileira de Linguística Antropológica. Orientou até o presente 19 teses de doutorado e 31 dissertações de mestrado.Tem experiência na área da Linguística, com ênfase em Línguas Indígenas, atuando principalmente nos seguintes temas: descrição, linguística histórica, contato linguístico, dicionarização e dialetação de Línguas Indígenas, ensino de línguas Indígenas e formação de professores pesquisadores indígenas de línguas indígenas. Dedica-se principalmente aos estudos de línguas do tronco linguístico Tupí, do tronco linguístico Macro-Jê, de línguas da família Aruák, e da língua Kokáma.


Prof. Dr. Regis Guedes

UFRA/Brasil



Possui Doutorado Acadêmico em Letras (Estudos Linguísticos) - PPGL/UFPA, Mestrado Acadêmico em Letras (Estudos Linguísticos) pelo PPGL/UFPA, Especialização em Língua e Literatura Portuguesa - (PPGL/UFPA), Graduação em Letras (Língua Portuguesa) pela Universidade Federal do Pará - UFPA. Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA), campus de Tomé-Açu. Tem experiência da área de Linguística, com ênfase em Dialetologia, Geografia Linguística e Sociolinguística. É coordenador do projeto Geossociolinguística dos Falares Amazônicos (GeoFala) e do projeto Atlas Linguístico-Etnográfico do Vale do Acará - ALEVA. Atua como pesquisador no grupo GeoLinTerm (PPGL/UFPA), nos projetos: ALiPAI - Atlas Linguístico do Português em Áreas Indígenas; ALeSPA - Atlas Léxico Sonoro do Pará; ASLIB - Atlas Linguístico Sonoro das Línguas Indígenas do Brasil e ALiB - Atlas Linguístico do Brasil (UFBA).


Prof.ª Dr.ª Eliane Costa

UEPA/Brasil



Possui graduação em Letras (2009), Língua Portuguesa, pela Universidade Federal do Pará, Mestrado em Letras (2012), Área de Concentração Estudos Linguísticos, e Doutorado em Letras (2018), Área de Concentração Estudos Linguísticos, pela mesma Instituição. Desenvolve pesquisa nas áreas de Dialetologia, Geografia Linguística, Sociolinguística e Socioterminologia nos projetos Geossociolinguística e Socioterminologia (GeoLinTem), sediado na UFPA, e Atlas Linguístico do Brasil (ALiB) - Região Norte, sediado na UFBA.


Prof.ª Dr.ª Isabel Rodrigues

UFPA/Brasil



Doutora em Educação (linha Educação, Cultura e Sociedade (PPGED- UFPA), Mestre em Linguística (PPGL-UFPA) e Especialista em Língua Portuguesa: uma abordagem textual (UFPA). Graduação em Letras- Língua Portuguesa (UFPA). Possui experiência na Educação Infantil, no Ensino Fundamental e no Ensino Médio, Formação inicial e continuada de professores, coordenação de Pós-Graduação em Letras (Lato Sensu) e Estágios de Docência. Atualmente, é Professora-Adjunto III da Universidade Federal do Pará (Belém), lotada no Instituto de Educação Matemática e Científica (IEMCI)- Teoria e prática da Alfabetização. É docente do Mestrado Profissional- PROFLETRAS (UFPA)- Novas Tecnologias e ensino de Língua Materna e do Programa de Pós-Graduação em Docência em Educação em Ciências e Matemática (PPGDOC-UFPA). É Líder do grupo de estudo e pesquisa sobre Alfabetização, letramentos e práticas docentes na Amazônia e do GELPEA. Desenvolveu Estágio Pós-doutoral em Antropologia no PPGA (UFPA).


Prof.ª Dr.ª Francisca Carvalho

UFPA/Brasil



Possui graduação em Letras/Língua Portuguesa pela Universidade Federal do Pará (1996), Mestrado em Linguística pela Universidade Federal do Pará (1999) e Doutorado em Linguística Teórica e Descritiva pela Universidade Federal de Minas Gerais (2016). Atualmente é professor adjunto IV da Universidade Federal do Pará, lotada no Instituto de Educação Matemática e Científica. Possui experiência na área de Linguística, com ênfase no processamento da linguagem, subárea da psicolinguística experimental, especialmente, psicolinguística e alfabetização; aquisição da linguagem; prosódia implícita e visual do português como segunda língua e da Libras.


Prof.ª Dr.ª Andréa Cozzi

UFPA/Brasil



Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas (PPGECM/UFPA/IEMCI), Mestra em Educação pela Universidade do Estado do Pará, na linha de pesquisa Saberes Culturais e Educação na Amazônia;Contadora de histórias; Professora graduada em Pedagogia, pela UNAMA; Especialista em Psicologia Educacional, pela UEPA; Técnica do Sistema Municipal de Bibliotecas Escolares? SEMEC; Técnica do Núcleo de Atividades de Altas Habilidades/ Superdotação - SEDUC. Professora convidada da Pós Graduação Lato Sensu em Formação de Contadores de Histórias e Mediadores de Leitura da Escola Superior da Amazônia - ESAMAZ,Participante do Grupo de Pesquisa Culturas e Memórias Amazônicas/CUMA. Membro da Rede Internacional de Contadores de Histórias- Cuetacuentos; Membro do Movimento de Contadores de histórias da Amazônia. Idealizadora a organizadora do Encontro de Contadores de histórias da Amazônia e do Festival Pororoca de histórias em parceria com a Fundação Cultural do Pará Tancredo Neves.Atua na área de Educação, principalmente nos seguintes temas:Cultura, Currículo, Formação de Professores, Memória,Oralidade, Performance, Contadores de histórias, Literatura infantojuvenil, Formação de leitores e Agentes de leitura.